Com o crescimento das grandes cidades, o tamanho médio dos apartamentos foi diminuindo gradualmente, de modo que os edifícios pudessem abrigar um maior número de famílias. Em geral, as construtoras lançam e disponibilizam apartamentos com cerca de 30 a 60 metros quadrados, um espaço que pode oferecer menos possibilidades de reforma, adaptação e decoração.

Para quem mora nesses apartamentos pequenos, acertar na decoração pode ser um grande desafio. Isso porque é preciso bastante cuidado para que os objetos não acabem entulhados e para que o espaço disponível não seja drasticamente reduzido.

O grande segredo para decorar apartamentos pequenos é a funcionalidade, conseguida principalmente por meio da integração de cômodos e da utilização de móveis planejados. Além disso, é possível aproveitar o máximo dos espaços com a aplicação das dicas a seguir:

Dicas para decorar um apartamento pequeno

1. Utilize espelhos

O uso de espelhos dá a sensação de amplitude ao espaço, uma vez que confere maior profundidade ao ambiente. Além disso, os espelhos melhoram a luminosidade da casa, aumentando o campo de visão.

EspelhoSalaJantarCrédito: Pinterest
SalaJantarEspelhoCrédito: Pinterest
SalaEstarEspelhoCrédito: Pinterest

 

espelho_fastFrame

Na FastFrame, trabalhamos com as melhores marcas de espelhos, que têm
alta durabilidade, baixa oxidação e os menores níveis de distorção do mercado

2. Aposte em Móveis Multiuso

Esta é uma solução prática, que garante um melhor aproveitamento do espaço e ainda chama a atenção por conta da criatividade. Invista em sofás que viram camas, escadas com gavetas, estantes que dividem o ambiente e mesinhas que servem como estantes.

PrateleiraBancadaCrédito: Pinterest
SofaCamaPrateleiraCrédito: Pinterest
CavaleteMesaCrédito: Pinterest

3. Valorize a iluminação

Uma iluminação bem feita é capaz de aumentar a sensação de amplitude e deixar o espaço mais atraente. Opte por modelos de cortina mais finos e que permitem a entrada de luz, além de lâmpadas e abajures com visual moderno e elegante.

IluminacaoNaturalCrédito: Pinterest
CozinhaIluminacaoCrédito: Pinterest
IluminacaoArtificialCrédito: Pinterest

4. Prefira cores claras

Apostar em cores claras é outro truque que confere sensação de amplitude e deixa o ambiente com aparência de mais espaçoso. Isso não significa que os tons mais escuros estão banidos do seu apartamento e que o local precisa ter aparência de consultório médico: o ideal é deixar as paredes em cores claras, usando móveis, objetos e quadros em tons mais escuros para contrastar.
CoresClaras

Crédito: Pinterest
SalaCoresClarasCrédito: Pinterest

5. Pendure quadros com moderação

Os quadros são a melhor forma de decorar um ambiente sem ocupar muito espaço, sendo uma solução prática e personalizável para deixar o apartamento com a sua cara. Porém, é preciso tomar cuidado para não exagerar na quantidade de quadros e acabar deixando o local com aparência de poluído.

QuadrosCorredorCrédito: Pinterest
QuadroSofaCrédito: Pinterest
BarQuadroCrédito: Pinterest

6. Utilize nichos e prateleiras

Nichos e prateleiras são excelentes soluções para deixar o apartamento mais organizado, multiplicando o espaço disponível para abrigar seus objetos pessoais e livros. Aproveite espaços sem utilidade, como cantos da sala, para instalar prateleiras e decorar o ambiente de maneira prática.

PrateleirasCrédito: Pinterest
PrateleiraCantoCrédito: Pinterest
PrateleiraPortaCrédito: Pinterest

prateleira_porta_quadro

FastFrame – a prateleira porta quadros é uma forma de otimizar espaço e ainda
mudar a decoração sempre que quiser.

 

E aí, que tal aplicar essas dicas no seu apartamento? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!