Embora algumas pessoas acreditem que o cinza pode ser uma cor monótona, esta é uma tonalidade capaz de trazer seriedade e sofisticação aos ambientes. Neutro, básico e cheio de nuances, o cinza é uma cor perfeita para quem deseja compor uma decoração equilibrada e que encanta pelo bom gosto e por se diferenciar do tradicional.

Por ser muito versátil, o cinza oferece inúmeras possibilidades de combinação para os mais diferentes ambientes. Uma das principais vantagens desta cor é que ela harmoniza facilmente com diversos tipos de materiais, estilos, texturas e cores, variando do clean ao elegante e permitindo até uma decoração mais alegre e descolada.

Dicas para usar o cinza na decoração

Atenção à temperatura da cor

Por compreender todas as tonalidades entre o branco e o preto, o cinza possui diversas nuances. Cada tom de cinza pode passar uma sensação diferente, sendo que algumas matizes são mais quentes e aconchegantes, enquanto outras são mais frias e sóbrias. Vale a pena ficar atento ao tom escolhido, de modo que ele transmita justamente a sensação que você deseja para o ambiente.

cinza_na_decoracao_1Crédito: Pinterest
cinza_na_decoracao_2Crédito: Pinterest
cinza_na_decoracao_3Crédito: Pinterest

Misture cores neutras para um ambiente clean

O cinza já é uma cor neutra e clean. Para manter este efeito, invista em itens com tonalidades parecidas, como outros tons de cinza, bege e branco.

cinza_na_decoracao_4Crédito: Pinterest
cinza_na_decoracao_5Crédito: Pinterest

Abuse dos detalhes

Por ser mais básico, o cinza pode ficar monótono e impessoal — sobretudo quando aplicado nas paredes. Para tornar o ambiente mais aconchegante, inclua elementos que quebrem um pouco o tom: tapetes, quadros, móveis de madeira, fotografias e almofadas são alguns itens que podem trazer a sensação de conforto ao ambiente.

cinza_na_decoracao_6Crédito: Pinterest
cinza_na_decoracao_7Crédito: Pinterest

Aposte nos contrastes

A neutralidade do cinza favorece a utilização de cores mais fortes e alegres. Para dar mais destaque ao ambiente ou a algum elemento específico, a dica é combinar a decoração cinza com tonalidades mais ricas e intensas, como rosa, amarelo ou azul.

cinza_na_decoracao_8Crédito: Pinterest
cinza_na_decoracao_9Crédito: Pinterest

Ilumine

A iluminação do ambiente faz toda a diferença na maneira como as cores trabalham as sensações. Por isso, pense cuidadosamente na luz e nas características do ambiente: uma sala ensolarada fica mais bonita com um cinza forte e quente, enquanto um cômodo mais fechado e iluminado artificialmente com luzes brancas fica melhor com um cinza mais sério e sutil.

cinza_na_decoracao_10Crédito: Pinterest
cinza_na_decoracao_11Crédito: Pinterest

E aí, o que você achou das dicas? Gosta da cor cinza na decoração? Conte para nós!